terça-feira, 10 de junho de 2008

Capes investe no jornalismo digital

O Expresso 2222 , pouco atualizado neste primeiro semestre de 2008 por conta de projetos de pesquisa, elaboração de papers, capítulos de livros, aulas e pareceres científicos, traz boas notícias.

A primeiro delas é que a Capes aprovou o projeto "O ensino de jornalismo na era da convergência tecnológica. Metodologias, Planos de Estudo e Demandas Profissionais apresentado pela UFBA, UFSC, USP e TUIUTI, ao Edital do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD)", como destacado no blog do GJOL. Com duração de 4 anos, o projeto tem como coordenador geral o professor Marcos Palacios, da UFBA. Em cada instituição há um coordenador local que pesquisa o jornalismo digital há mais de dez anos. Sou a coordenadora da UTP, Elias Machado da UFSC e Beth Saad da USP.

Entre os objetivos do projeto, estão:
1) Fortalecer as relações já existentes entre os principais pesquisadores do ciberjornalismo no Brasil e estabelecer novos vínculos de colaboração entre as instituções acadêmicas de diferentes regiões do país.
2) Estabelecer a metodologia mais apropriada para o estudo dos diferentes aspectos do ensino do jornalismo digital, um fenômeno que precisa de um refinamento dos instrumentos de análises próprios.
3)Elaborar um estudo sobre o estado da arte das pesquisas sobre o ensino do ciberjornalismo no Brasil, contextualizando-as com as dos demais países do mundo.

Da UTP, também integram a equipe do projeto Kati Caetano (Professora do MCL), Adriana Amaral (professora do MCL), Alvaro Larangeira (Professor do MCL), Ana Cristina Bostelmam (aluna do MCL e minha orientanda) e Maurício Grabowski (aluno de IC do curso de Jornalismo da UTP). É importante ressaltar que todos os alunos e os professores da graduação e da pós-graduação em comunicação da UTP serão beneficiados, pois docentes envolvidos no projeto visitarão a nossa IES para ministrar cursos, participar de reuniões do JORXXI e debater o ensino do jornalismo digital.

A segunda delas é que o trabalho desenvolvido no projeto Jornalismo na Internet: um estudo comparado do cirbemeios da Espanha e do Brasil, apoiado pela Capes/DGU, já se prepara para o II Cóloquio Internacional sobre Jornalismo na Internet, que será realizado na UNB no final deste ano. O projeto deve continuar em 2009. O pedido de prorrogação do projeto foi encaminhado pelos coordenadores Marcos Palacios e Javier Diaz Noci para ambos os países.

O trabalho é grande, mas também bastante produtivo pela troca de experiências e discussões de alto nível. Ainda sobre o PROCAD, gostaria de agradecer Elias Machado, Tattiana Teixeira e Marcos Palacios. Os três tabalharam muito no projeto.

Nenhum comentário: