sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Uma seleção de artigos para estudar blogs

O segundo bimestre para o 4 período de jornalismo digital da UTP inicia com os blogs e a sua influência no jornalismo. Para tanto, selecionei quatro textos para dar a partida inicial sobre o assunto. Três deles, são textos que desenvolvi com outros pesquisadores.

“Blogs e as Transformações no Jornalismo”(pdf), publicado em agosto de 2005 pela revista E-Compós, é o primeiro. Neste artigo, que elaborei com as minhas ex-alunas do mestrado Josiany Vieira e Ana Paula Rosa, o impacto desse sistema de comunicação sobre os meios mainstream é abordado.

“Deu no blog jornalístico: é notícia?” é resultado de pesquisa desenvolvida com Liriam Sponholz. Foi publicado no segundo semestre de 2006 pela revista Intexto, da UFRGS. Reproduzo aqui o resumo do artigo: “São muitos os diários digitais na web que abrigam blogs de jornalistas que fazem parte de seu quadro funcional. O objetivo deste artigo é tentar responder as seguintes questões: o que é notícia para esses blog? Por que recebem a denominação de blogs? Quais são as principais tendências deste sistema que provocou transformações no jornalismo? A partir de modelos de classificação já existentes e conceitos apresentados por diversos autores, pretende-se verificar a intenção de jornais digitais que mantém blogs.”

Indico também a leitura de "Blogs jornalísticos e a credibilidade: cinco casos brasileiros" (pdf), de Rogério Christofoletti e Ana Paula França Laux. A pesquisa de iniciação científica desenvolvida com apoio do UOL, reflete sobre a credibilidade dos blogs. O artigo foi publicado, no segundo semestre de 2006, na revista Communicare, da Casper Libero.
Christofoletti, orientador deste projeto de iniciação científica, é doutor em comunicação pela ECA/USP. No seu blog Monitorando, é possível encontrar uma relação de blogs de pesquisadores em comunicação. Vale a pena conferir.

No artigo "Agruras do Blog: o jornalismo cor-de-rosa no ciberespaço” , publicado na revista mexicana Razón e Palabra, eu e Adriana Amaral, minha colega no Mestrado em Comunicação e Linguagens, apresentamos algumas das dificuldades enfrentadas por blogueiros. O objetivo deste trabalho, como destaca o resumo, foi “analisar como se dá esse processo comunicacional nos blogs com base no jornalismo cor-de-rosa. De anônimo a “celebridade”, o blogueiro enfrenta situações similares às passadas por famosos que supostamente se vêem perseguidos pela imprensa.”

3 comentários:

Yuri Almeida - almeidayuri@hotmail.com disse...

saudações...
os dois últimos links estão inoperantes.

Josiany disse...

nosso artigo continua muito atual! Bjos

Claudia Quadros disse...

Yuri, os links já estão funcionando. Obrigada