quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Repercussão da carta dos pesquisadores de rádio

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações enviou um e-mail
aos pesquisadores de rádio que fizeram uma carta sobre a implantação do sistema de rádio no Brasil.


Senhoras e Senhores Pesquisadores,
Tomamos conhecimento da “Carta dos Pesquisadores de Rádio e Mídia Sonora no Brasil”, da qual são signatários sessenta pesquisadores.

Estou tomando a iniciativa de contactá-los pelo e-mail indicado na própria carta com o objetivo iniciar diálogo sobre o tema.

Uma das alternativas seria promover um primeiro encontro aqui mesmo no Ministério das Comunicações.

Neste sentido, aguardo contato de Vossa Senhorias para dar segmento ao assunto.

Cordialmente,
Roberto Pinto Martins
Secretário de Telecomunicações
Ministério das Comunicações
------------------------------------------------------
O professor Luiz Ferraretto, em nome de todos os pesquisadores, respondeu:

É com muito interesse que recebemos sua mensagem. Pelo teor do documento, creio que é possível ter uma idéia de que somos um grupo de pesquisadores sem outros interesses além do de contribuir para a discussão. Como não formamos uma entidade e sim um conjunto descentralizado de professores universitários, estou repassando sua mensagem aos demais signatários do documento para que seja indicada uma pequena comissão para irmos ao seu encontro. Reitero que teremos o máximo interesse em auxiliar neste debate.
Aproveito para explicar como foi gestada a Carta dos Pesquisadores de Rádio e Mídia Sonora do Brasil. Há alguns anos, vários pesquisadores têm acompanhado os testes com o rádio digital. Isto ocorre no âmbito do Núcleo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que me cabe coordenar no biênio 2007-2008. No nosso último encontro, realizado há três semanas em Santos, foi decidido que, sem vínculo com entidades ou instituições de ensino, iríamos a público colocar as preocupações de todos nós a respeito dos testes.
Observo, ainda, que o documento, em sua versão final, conta com 72 apoiadores. Um abraço e agradeço, em nome de meus colegas, a atenção,
Luiz Artur Ferraretto
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Agora os pesquisadores estão decidindo quem vai participar da reunião com o secretário. Ainda há um longo caminho para ser percorrido, mas a primeira conquista deve ser comemorada. Afinal, os pesquisadores de rádio foram ouvidos.

Nenhum comentário: