terça-feira, 9 de outubro de 2007

Livros de comunicação em formato pdf

Faço minha estréia aqui no Expresso 2222
para comentar que a Universidade de Beira do Interior
em Portugal disponibilizou vários livros
da área de comunicação em formato pdf.

Em termos de jornalismo digital e cibercultura
a coleção contempla 3 títulos até agora.

2007



Título Jornalismo Digital de Terceira Geração
Autor Suzana Barbosa(Org.)
Colecção Estudos em Comunicação
Ano de edição 2007
ISBN 978-972-8790-73-8
Preço da edição impressa 25€

O livro Jornalismo digital de terceira geração reúne os artigos apresentados durante as “Jornadas Jornalismo On-line.2005: Aspectos e Tendências”, durante os dias 25 e 26 de Novembro, na Universidade da Beira Interior, Covilhã (Portugal). Além dos artigos dos seis participantes das Jornadas (Anabela Gradim, António Fidalgo, Concha Edo, Jim Hall, João Canavilhas e Suzana Barbosa), o livro agrega mais duas importantes contribuições produzidas pelos autores brasileiros Elias Machado, Marcos Palacios e Paulo Munhoz. De um modo geral, os textos que integram este livro-colectânea reflectem a evolução do jornalismo digital.

Índice

Apresentação por Suzana Barbosa
1
I O formato da notícia, a linguagem e os gêneros
5
El lenguaje y los géneros periodísticos en la narrativa digital
por Concha Edo
7
Webjornalismo: Da Pirâmide invertida à pirâmide deitada
por João Canavilhas
23
II Blogs, fotografia, o jornalista e o jornalismo cidadão
37
The News Blog in 2005: Social Journalism at the Eye of the Storm
por Jim Hall
39
Fotografia, Blogs e Jornalismo na Internet: Oposições, Apropriações e Simbioses por Marcos Palacios, Paulo Munhoz
57
WebJornalismo e a Profissão de Jornalista: alguns equívocos sobre a dissolução do 4º Poder por Anabela Gradim
78
III Jornalismo Digital em Base de Dados
91
A resolução semântica no jornalismo online por António Fidalgo
93
A Base de Dados como espaço de composição multimídia por Elias Machado
103
Sistematizando conceitos e características sobre o jornalismo digital em base de dados por Suzana Barbosa
118
Data Mining e um novo jornalismo de investigação por António Fidalgo
143
Sobre os autores

Faça o download aqui

2006



Título Blogs e a Fragmentação do Espaço Público
Autor Catarina Rodrigues
Colecção Estudos em Comunicação
Ano de edição 2006
ISBN 972-8790-58-9
Preço da edição impressa 25€

As possibilidades permitidas pelos blogs colocam-nos perante um alargamento do espaço público, no âmbito da apresentação de diferentes pontos de vista sobre determinados assuntos. Simultaneamente, a comunicação é feita de forma cada vez mais segmentada e consequentemente fragmentada. A fragmentação referida neste livro manifesta-se sobretudo através da publicação individual permitida pelas potencialidades destas ferramentas comunicacionais e é justificada em cinco capítulos. A fragmentação do espaço público, o regresso de uma subjectividade opinativa, a relação entre blogues e jornalismo, a presença destas ferramentas nas mais diversas áreas e a emergência de novas identidades são as principais temáticas abordadas.

Índice

Introdução
5
1 A fragmentação do espaço público
13
1.1 A esfera pública e a mudança estrutural
19
1.2 Alargamento do espaço público
24
1.3 O papel inovador dos blogs
25
2 Regresso de uma subjectividade opinativa?
31
2.1 Contar “estórias”
37
2.2 Opinião ganha força
40
2.3 Indústria do comentário
41
2.4 “Info-excluídos”?
44
3 Blogs e jornalismo
49
3.1 Vozes alternativas
55
3.2 Redefinição dos mediadores de conteúdos
58
3.3 Cidadãos-jornalistas?
63
3.4 O importante papel dos blogs
65
3.4.1 Casos em que o jornalismo foi superado
65
3.5 Blogs e participação
68
3.5.1 Complementaridade ou alternativa?
71
3.6 Credibilidade: uma questão fundamental
75
3.6.1 Fontes
81
3.7 Vigilantes atentos
87
3.7.1 Os blogs como fonte
91
3.8 O “quinto equívoco”
92
3.9 Jornalismo Cívico – aproximar o jornalismo dos cidadãos
96
3.9.1 Do jornalismo cívico ao “jornalismo 3.0”
100
3.10 Jornalistas e bloggers podem aprender uns com os outros
105
4 Blogs presentes em várias áreas
109
4.1 Blogs e Ensino
110
4.2 Blogs e Política
116
4.3 Blogs Regionais
125
4.4 Blogs no Contexto Organizacional
127
4.5 Blogs Culturais
131
5 Afirmação de identidades
135
5.1 Modernidade e pós-modernidade
138
5.2 Identidades próprias da net
142
5.3 Revelar o eu
149
5.4 Blogs e identidades
151
5.5 Diários íntimos
153
5.5.1 Narcisismo
158
5.6 Emergência de novas comunidades
161
Conclusão
169
Bibliografia
181
Anexos
199
Glossário
199
Lista de blogs consultados
201
Questionário sobre blogs
212
Conclusões gerais dos inquéritos
216
Gráficos

Faça o download aqui

2005




Título CMC, Identidades e Género: Teoria e Método
Autor Adriana Braga (Org.)
Colecção Estudos em Comunicação
Ano de edição 2005
ISBN 972-8790-47-3
Preço da edição impressa 25€

"A entrada em cena do computador pessoal ligado à Internet alterou substancialmente a forma de interacção do público com um meio de comunicação, possibilitando novos modos de lutar por velhas causas. Os mecanismos de construção e consumo identitários apresentados por estes fenómenos emergentes requerem maneiras apropriadas para interpretá-los.
(...) O conteúdo desta publicação aponta diferentes questões relativas à comunicação mediada por computador (CMC) e suas articulações com o campo da política e da cultura, objecto das reflexões apresentadas pelos/as autores/as. Esta colectânea oferece um painel de perspectivas diversificadas sobre a investigação científica e as reflexões que têm norteado a actividade de produção do conhecimento no campo dos estudos sobre a CMC."

Índice

Para estudar a Internet por Adriana Braga
7
I Internet e Género
9
Women in Islamic Cyberspace por Maria Johanna Christina Schouten
11
Sociabilidade no Livro de Visitas: uma dimensão comunicacional
da feminidadecontemporânea por Adriana Braga
25
II Interacções Digitais: teoria e método
57
Presentation of Self: theory and methods por Susan B. Barnes
59
“Teoria” e “Método” na CMC: identidade, género e tomada-deturno:uma abordagem etnometodológica e analítico conversacional por Christian Greiffenhagen & Rod Watson
89
III Identidades na CMC
115
On-line e Off-line: concordâncias, oposições e complementaridades por Paulo Serra
117
Do natural ao artificial: identidade e singularidade por José Manuel Gomes Pinto
147
IV Configurações Técnicas do Espaço Público
161
O carácter polipotencial da Internet e suas consequências para a democracia por Marcus Abílio Gomes Pereira
163
Weblogs e Jornalismo On-line: novas possibilidades para a expressão das identidades na esfera pública por João Carlos Correia
189
Legal Dilemmas at Transnational Cyberspace por Janet Sternberg
213
The Origin and Evolution of Language and the Transformation of Meaning, Identity and Relationships in CMC por Robert K. Logan
235
Dados Biográficos
263

Faça o download aqui.

2 comentários:

Claudia Quadros disse...

Adri,
É sempre bom lembrar coisas boas, como a biblioteca virtual da Universidade Beira do Interior. Há ainda mais livros, como publicamos no Expresso 2222, em agosto.

Adriana Amaral disse...

é vdd Claudia, nao tinha visto que tu já tinha postado, sorry, mas sempre vale conferiar os artigos postados por lá e a coleção completa mesmo. bjo