quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Roteiro de viagem I

Apresento um roteiro para quem pretende iniciar a viagem pelo jornalismo digital. Neste post, selecionei três textos que utilizo na disciplina de jornalismo digital.

QUADROS, Claudia.(2002)
Uma breve visão histórica do jornalismo on-line(PDF).
Este artigo, apresentado no XXV Intercom, no ano de 2002, em Salvador, trata da chegada dos jornais digitais no Brasil, Estados Unidos e Espanha.Também foi selecionado para integrar o livro Jornalismo do Século XXI: a Cidadania, organizado por Antonio Hohfeldt e Marialva Barbosa. Editado em 2002 pela Mercado Aberto de Porto Alegre, a obra traz capítulos de diversos pesquisadores brasileiros. Entre eles, Zélia Leal, da UNB. A professora fala sobre a instantaneidade da notícia e o seu impacto sobre o jornalismo.

MIELNICZUK, Luciana.(2003)
Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web. (Word)As reflexões da professora Luciana Mielniczuk, da UFSM, estão no livro Modelos de Jornalismo Digital. Organizado pelos professores Elias Machado e Marcos Palacios, a obra reúne as contribuições dos pesquisadores do GJOL, da Universidade Federal da Bahia.

QUADROS, Claudia. MIELNICZUK, Luciana. BARBOSA, Suzana. (2006)
Estudos sobre jornalismo digital no Brasil (PDF). O artigo foi apresentado no IV Encontro da SBPJOR, em Porto Alegre, de 5 a 7 de novembro de 2006. Está publicado no número 7, da revista E-Compós, 2 semestre de 2007. As autoras também falam do perfil das publicações realizadas sobre jornalismo digital no Brasil.

Aguardem. Logo enviarei outros textos. Aviso que a minha semana está atribulada. Tenho que entregar até sexta-feira 5 pareceres científicos, ler 3 dissertações de mestrado, avaliar trabalhos da pós-graduação, preparar aulas e editar um livro que parece não ter fim.

Um comentário:

marcia disse...

parabéns pelo blog!!!!

e acho que reconheço estes "cinco pareceres científicos". :P