quinta-feira, 3 de abril de 2008

Que som tem Curitiba?

Professor não é uma profissão fácil. Mas tem lá as suas vantagens. Na minha disciplina optativa "Web Rádio Interativa" do Mestrado em Comunicação em Linguagens, por exemplo, eu aprecio muito os resultados do trabalho teórico-prático elaborado pelos alunos. Todo ano eles produzem um programa para a rede mundial de computadores com um tema diferente e com o seguinte desafio: elaborar um programa que valorize o local e utilize as potencialidades da Internet.

Para turma de 2007, inspirada num estudo da professora Cida Golin (UFRGS), pedi para que eles perguntassem para as pessoas que som tinha Curitiba. A idéia era editar um material que valorizasse mais o áudio, mas que não deixasse de utilizar alguns sistemas de comunicação da Internet. Eu gostei muito do resultado. Confiram o slide show "sons que tocam".

Na era da convergência dos meios



A jornalista Suzana Barbosa, que faz seu pós-doc em Santiago de Compostela, acompanha bem de perto as produções espanholas sobre convergências de meios. Para saber o que foi discutido no IX edição do Jornalismo Digital, ela recomenda que as pessoas leiam as comunicações do evento. O livro do congresso pode ser acessado, de modo gratuito, em pdf aqui.

Entre as comunicações, estão "Herramientas y metodología en la docencia universitaria de ciberperiodismo: problemas y desafios", dos professores da Universidade de Santiago de Compostela Manuel Gago, Xosé López e Xosé Pereira (Grupo Novos Medios); "Los efectos del periodismo participativo: espacios y temas ciudadanos en la agenda informativa de la ciberprensa", de Ainara Larrondo Ureta e Santiago Tejedor Calvo; "Ciudadanos, no periodistas", de Elena Real Rodríguez, Pinar Agudiez Calvo e Sergio Príncipe Hermoso; "El periodista, creador digital", de Silvia Jiménez Martín, entre outros.